Você conhece o nosso curso de introdução à Comunicação Não Violenta? É online e gratuito. Faça sua inscrição e divulgue para pessoas que você conhece e que se interessam por essa temática.
A sociedade atual tem sido marcada por uma realidade polarizada que tem se intensificado com os discursos do ódio, da intolerância, do preconceito, da arrogância, que por sua vez desencadeiam relações pessoais e sociais violentas. Tendo por princípio que a violência não é algo inerente aos seres humanos, mas que a aprendemos, também cremos que a não-violência pode ser aprendida, tendo em vista a construção de uma cultura do amor e da paz. Para isso é necessário ampliar os espaços de comunicação, de escuta empática e o fortalecimento de vínculos, o que torna fundamental investir no desenvolvimento da comunicação, na capacidade de gerenciamento e mediação de conflitos e no empoderamento dos atores sociais que compõem os grupos e as instituições.
Palestra entre 1 e 2 horas. |
Estamos em constantes mudanças e compreendemos que muitas vezes a mudança gera desconforto, inquietação e medo, que por sua vez pode gerar insegurança e desmotivação. O medo ocorre principalmente pela ideia das possíveis perdas. Todavia é importante salientar que as mudanças podem ser também oportunidades de crescimento. Nessa perspectiva, é necessário lidar com as mudanças da forma mais paciente possível e aceitar as limitações que aparecerão pelo caminho. Para isso é necessário ampliar os espaços de comunicação, de escuta empática e o fortalecimento de vínculos, o que torna fundamental investir no desenvolvimento da comunicação, na capacidade de gerenciamento e mediação de conflitos e no empoderamento dos atores sociais que compõem os grupos e instituições. Diante desse contexto, a Studo Consultoria oferece o curso de Introdução à Comunicação Não Violenta, nas modalidades virtual e presencial.
Falar e escutar: dois verbos que indicam ações voltadas à comunicação. Mas será que para a promoção de uma comunicação efetiva, basta apenas a fala e a escuta? Venha saber mais sobre Fala Autêntica e Escuta Empática. Você verá como a autenticidade e a empatia podem transformar a sua forma de se relacionar consigo mesmo e com o mundo.
Estimular e promover o protagonismo infanto-juvenil é dar voz a este público é também uma forma de atuar com agilidade frente à necessidade de uma educação ancorada nos princípios da cidadania emancipada. Vamos conversar sobre como essas vozes podem ecoar e criar novos caminhos na perspectiva de uma educação crítica e cidadã.
Oficina entre 2 e 4 horas
Por estarem em uma fase intensa permeada pelas questões hormonais, intergeracionais, culturais, sem contar com as expectativas sobre si mesmos, os adolescentes e jovens estão também sob as expectativas da escola, da família e da sociedade. Nesse contexto, a empatia é a compreensão respeitosa do que os adolescentes e jovens estão vivendo, o que torna indispensável no trabalho com esse público uma abordagem pedagógica que tenha como premissa a perspectiva de um diálogo empático e de uma escuta atenta. Um diálogo que se dá no encontro de existências de sujeitos que têm direito à palavra, numa relação de alteridade, solidariedade e confiança.
Oficina entre 2 e 4 horas
Saber o momento certo e a forma correta de dizer as coisas que são necessárias para o bom êxito dos trabalhos é fundamental. Os feedbacks precisam ser dados, porém de forma inteligente e a gerar conexão, responsabilidade e cooperação. Essas são habilidades que não se nasce sabendo, elas são aprendidas, conquistadas no caminho do desenvolvimento profissional. Para ajudar neste desenvolvimento a Studo oferece o curso de Comunicação Consciente e Feedbacks
A gestão de pessoas é uma premissa dos processos gerenciais, afinal, uma instituição é feita, sobretudo, de pessoas. Portanto, cuidar de pessoas requer a adoção de estratégias e essas devem ser cuidadosamente pensadas, planejadas, com consideração às experiências e aos estudos hoje disponíveis. É importante lembrar que essas estratégias devem estar conectadas à missão, à visão e aos valores institucionais . Atualmente temos sido desafiados a repensar as formas como estamos nos relacionando, dadas as tensões próprias desse nosso tempo e, nesse contexto, voltar o olhar para o cuidado das pessoas nas instituições é potencializar o engajamento e a inovação, além de também qualificar o processo comunicacional.
Os processos comunicacionais são fatores preponderantes no que diz respeito à identidade institucional. Identificar-se com os valores institucionais torna-se questão fundamental para que o trabalho seja compreendido do ponto de vista colaborativo. Para tanto é preciso que haja espaço na estrutura organizacional que possibilite a valorização das percepções pessoais em consonância com os documentos institucionais, garantindo a fluidez na comunicação compreendendo esta como agregadora da qualidade das relações no trabalho coletivo.
Oficina entre 2 e 4 horas |
Todos sabemos da importância da comunicação nas nossas vidas e, em um cenário em que nos vemos cada vez mais conectados, às questões que envolvem os processos comunicacionais tem nos provocado a refletir sobre como estamos nos relacionando, nos comunicando, com nós mesmos e com os outros. E em relação à comunicação nas empresas, como está esse processo? Qual o impacto de uma comunicação fluida e eficaz no aumento do nível de produtividade e engajamento na empresa? Venha conversar com a gente.